A indústria tecnológica militar do Pentágono tem vindo a desenvolver uma máquina de costura que permitirá costurar vestuário militar sem qualquer intervenção humana.

A agência responsável pelo desenvolvimento deste projecto é a DARPADefense Advanced Research Projects Agency (Agência de Projectos de Investigação Avançada para a Defesa). Esta agência do departamento de defesa dos Estados Unidos da América é responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias para uso militar.

Segundo a empresa a quem foi confiado o desenvolvimento deste projecto ( SoftWear Automation Inc.) esta tecnologia baseia-se num sistema robótico aliado a um sistema de monitorização de alta precisão, capaz de contar os fios do tecido e capaz de o puxar na direcção e posição correctas.

Segundo um artigo publicado ontém no site da revista Wired, o orçamento militar americano para vestuário ascendia, em 2010, a 4 bilhões de dólares. Segundo uma fonte citada no referido artigo, esta nova tecnologia de produção de vestuário permitirá reduzir os custos de corte e costura a níveis inferiores aos da produção na China.

Apesar das centenas de milhões de dólares gastos em investigação desde os anos 80, a costura industrial permanecia, até agora, dependente da intervenção humana.

Aceder ao artigo do site Wired aqui (em inglês).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s